domingo, 20 de junho de 2010

Cálculo (refração da luz) :

Àgua: 1,33
Ar:1,00
Raio incidente refratado: sen û

0,5000 . 1,00 = sen û . 1,33 -->

--> sen û = 0,5000/1,33 = 0,376

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reflexão da luz

A reflexão da luz é responsável por todas as formas ou imagensdescritas ou conhecidas pelo ser humano.Os corpos luminosos proporcionam por meio de outros a sua luminosidade, que será transmitida via mudança de tragetória e se propagará no mesmo meio.Porém, a luz refletida difere na sua atuação, dependendo da superfície refletidora.Por isso, a reflexão da luz foi dividida em reflexão difusa e reflexão especular.

Reflexão difusa:
É o fenomeno pelo qual a luz emitida será refletida para todas as direçoes.Essa reflexão é caracteristica comum a todos os corpos que não apresentam uma superficie polida como o caso de um espelho. EX: uma tábua, uma revista.

Reflexão especular:
È o fenômeno pelo qual a luz emitida sob os raios paralelos da fonte se propagará quando refletidos em raios pararelos .Essa reflexão é característica comum de corpos que apresentam suprefície em metal polido ou espelho.

1º Lei da Reflexão
A lei diz que o raio incidente, o raio refletido e a reta normal a superfície no ponto de incidência estão no mesmo plano.

2º Lei da Reflexão
A lei diz que o ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão.

Experiência
Uma moeda no centro se afastando da xícara e parando no momento em que não poder mais ver a moeda .Após colocar água na xícara nota-se a diferença.

Conclusão
Ao passar da água para o ar, a luz que vem da moeda sofre refração e a maioria de seus raios desvia-se ao atrevessar a superfície de separação dos meios .Por isso conseguimos ver a moeda quando a xícara está cheia de água , mas não quando está apenas com água.
quando o raio chega até a superfície de separação dos meios convenciona-se chama-lá raio incidente porém depois que ele atravessa essa superfície é denominado raio refratado.
com refração da luz na atmosfera ,o dia torna-se mais longo , isto é, o nascer do sol é visto antes de ele realmente está na linha do horizonte e o pôr -do -sol.



ColégioEstadualde Valença

Série: 2º 02 Turno: Matutino

Prof: Carlos

Alunas: Alana, Soraia , Verena