quinta-feira, 6 de maio de 2010

Experiência:

Se colocarmos em dois recipientes em um, um copo de água , no outro dois e adicionar quatro cubos de gelo nos recipientes.
Espere dois minutos e tire com a colher o gelo que sobrar , coloque o termômetro para medir a diferença de temperatura de cada recipiente.

A idéia é colocarmos a mesma quantidade de gelo em dois recipientes com quantidades diferentes de água na mesma temperatura.
Chamamos de (A) o recipiente com mais água e (B) aquele com menas água. Após algum tempo, o recipiente (B) terá atingido uma temperatura menor do que o recipiente (A). Como a quantidade de água do recipiente (B) é menor , tende-se alí um número menor de moléculas de água. Isso explica o fato da temperatura ser menor individualmente, cada molécula fica com menos calor , ou seja, fica menos agitada e isto é coerente com o conceito de temperatura, ela mede apenas o estado de agitação de cada moléculas.

sábado, 1 de maio de 2010

Toca de Calor

Objetivo:

Intoduzir o conceito de calor e temperatura , mostrando a diferença entre ambas.

Conceito:

No dia-a-dia, constantemente entrando em contato com os objetos e ou ambientes, onde podemos ter a sensação de quente o frio, percebemos diferentes temperaturas. E é comum falar a palavra calor e temperatura sem deixar claro a diferença entre as duas.
Algumas expressões podem apresentar palavras com o seu conceito trocado como no caso:"Como está o calor hoje?" onde a palavra calor expressa temperatura ambiente.

Na verdade temperatura tem objetivo ao meio a medida do quanto estão agitados suas moléculas e seus átomos enquanto que o calor ou energia térmica é q quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular.

O calor era considerado uma espécie de substância invisível assim como a luz e o flogístico .Quanto maior a quantidade de calor em um objeto maior será sua temperatura. Num objeto isolado objeto poderá guardar calor mantendo assim sua temperatura constante.Em contato , dois objetos com temperaturas de diferentes trocariam calor , que iria do mais quente pro mais frio , até que suas temperaturas , ou seja, houvesse equilíbrio térmico.
Essa teoria considerava que calor era atraído pela matéria e sua quantidade total era constante ele não podia ser criado nem destruído.
Embora essa teoria explicasse o processo de equilíbrio térmico não justificava utros fenômenos , foi criado então a teoria cinético-molecular da matéria, que afirmava a constituição da matéria no estado gasoso e como ela está organizada.
Algum tempo depois teoria ajudou a compreender organização da matéria no estado líquido e gasoso.
Ou seja, havia no setado gasoso um enorme número de moléculas se movimentando pelo acaso.
ainda segundo essa teoria de acordo com o tamanho das moléculas do gás estaria totalmente separadas umas das outras a não ser num pequeno tempo em que elas se colidem entre si , alterando sua trajetória .

De acordo com essa hipótese era possível descrever o comportamento dos gases e compreender algumas de suas propriedades.





Colégio Estadual de Valença
Série: 2º turma :02 sala: 09
Profº: Carlos turno: Matutino
Alunas: Alana De Jesus , Aline Maia , Verena e Soraia.